Antes do apito inicial da partida de ontem,graças ás novas tecnologias, estive a conversa com um amigo Romeno (que também já começa a sofrer pelo Benfica) sobre a partida que estava prestes a começar, explicando-lhe que apenas precisávamos de um ponto no Dragão para comemorar o titulo de campeão. Após isto ele terá dado uma olhadela da classificação e perguntou-me:
-“Mas o Benfica já não é campeão? “
Estranhei a pergunta e voltei a repetir que ainda precisávamos de um ponto, ao que ele retorquiu:
- “Mas tem vantagem de 6 pontos e uma enorme vantagem em goal average, certamente o Braga já não tem hipóteses de anular essa diferença de golos? “
Percebi então a sua duvida e expliquei-lhe a nossa peculiar regra de os resultados entre equipas ser o primeiro factor de desempate.
- “Regras estranhas” – disse ele
Compreendo a sua surpresa e desconhecimento desta regra, até porque na maioria dos outros campeonatos europeus, o goal average faz a diferença em caso de empate pontual. Não duvido que o Benfica seja campeão no próximo fim de semana, mas fazendo um exercício em que o Benfica perderia e o Braga venceria a sua partida, o Braga seria campeão porque, em apenas 2 jogos conseguiu obter vantagem sobre o Benfica, sendo nulos os 76 golos marcados e 19 sofridos, que, de certa forma provam qual foi a melhor equipa neste campeonato. O Braga com os seus 47 golos marcados e 19 sofridos ainda poderá ser campeão... O titulo não deveria ser entregue a melhor equipa? E o campeonato não deveria ser uma prova de regularidade e não serem apenas 2 jogos a fazerem a diferença?
Atenção que não quero usar o que disse acima como desculpa em caso da acontecer uma “catástrofe” na próxima jornada, é apenas uma alerta de que como as nossas regras futebolísticas estão paradas no tempo...
P.S. A intolerância dos energúmenos azuis, evidenciada este fim de semana, para com tudo o que fosse encarnado, só consigo comparar com fanatismo religioso... Estou para ver que tipo de sanções vão ter estes "jogadores de golfe".
Sem comentários:
Enviar um comentário