Voltar para a Primeira Página Formulário de Contatos Twitter Facebook YouTube Email Feed´s Feed Site Benfica Gloriosasfera
«Há clubes que fazem tudo para vencer, para se autoproclamarem vencedores, e que transgridem as regras de forma obscena. Uma das coisas mais surpreendentes de tudo isto é a repetição nos nomes das equipas. São quase sempre as mesmas: Juventus, FC Porto...» - Santiago Segurola, director-adjunto do jornal A Marca

7 de junho de 2010

28 de Fevereiro

O Benfica lá fora

Graças ás novas tecnologias e à comunidade do Football Manager Live, foi-nos possível realizar uma serie de entrevistas com adeptos de futebol por esse mundo fora e tentar perceber qual a dimensão do Benfica lá fora. Os entrevistados são de países como Inglaterra, Escócia, Nova Zelândia, Austrália, Polónia e Noruega:

O que sabes sobre o Benfica:

Paul Fotheringham (Escócia): Sei que o equipamento é vermelho, e que venceram a Liga e uma Taça qualquer na época 2009-2010.

Nigel Jones (Nova Zelândia): Nada… Aqui na Nova Zelândia não existe quase nenhuma informação sobre o futebol europeu.

Tomasz Majcherczyk (Polónia): É um dos melhores clubes Portugueses? Ah e são de Lisboa.

Ian Waldeis (Inglaterra): Acabei por acompanhar alguns dos anos de glória do Benfica, já que em criança ia todos os anos ao Algarve, onde conheci o futebol português através de 3 empregados do hotel onde ficávamos e, curiosamente, cada um apoiava um dos 3 grandes. E na altura, admito que fiquei mais inclinado para o Sporting, mas tudo mudou quando vi o Benfica jogar as finais da Taça dos Campeões no final dos anos 80, contra Milan e PSV, apesar de terem perdido, os jogadores cativaram-me de tal forma que passei a admirar o Benfica.

Levi Townshend (Austrália): Sei que  afirmam ter o maior numero de adeptos no Mundo. Os anos gloriosos no futebol europeu foram nos anos 60 e sei que o clube foi formado por pessoas de origem humilde, contrastando com a origem aristocrática do Sporting.

Arvid Andreassen (Noruega): Sei que o Benfica é um dos 3 grandes do futebol Português, que são de Lisboa e que tem alguma historia no futebol europeu.

Conheces algum jogador do plantel actual? Ou alguma antiga estrela?

Paul: Ramires, Saviola, David Luiz, Nuno Gomes, Cardozo e Adu. Recordo-me de ver alguns destes jogadores contra o Liverpool.

Nigel: Uh…não…

Tomasz: Claro, o grande Nuno Gomes! E ainda Angel Di Maria e Pablo Aimar.

Ian: Claro, especialmente depois de terem defrontado o meu Liverpool! Tem alguns dos melhores talentos da Europa, Cardozo e Di Maria por exemplo. Mas um dos grandes nomes que me recordo (excluindo o grande Eusébio) é o  “maestro” Rui Costa.

Levi: Obviamente Eusébio! E mais recentemente o director Rui Costa. Presentemente o Benfica tem muito talento estrangeiro, como Di Maria, Aimar ou Saviola, tendo ainda alguns talentos portugueses como Coentrão, mas para uma equipa com as condições que o Benfica dispõe para jovens, parecem ter cada vez menos jogadores portugueses, quando comparado com o Sporting.

Arvid: Saviola e o grande Simão que já jogou no Benfica.

O Benfica tem qualquer tipo de impacto no teu país?

Paul: Não me parece, a não ser que jogue com alguma equipa escocesa.

Nigel: Provavelmente nenhum…

Tomasz: Não faço ideia, provavelmente nenhum.

Ian: O Benfica causou algum impacto em Inglaterra recentemente, após terem eliminado o Man Utd e o Liverpool em anos anteriores. Ah e adorei terem vencido os nosso rivais do Everton por 5-0!

Levi: Não terão grande impacto com a população em geral como tem os clubes ingleses por exemplo, mas tem bastante fãs entre adeptos mais hardcore, e geralmente são adeptos dedicadíssimos.

Arvid: Não posso dizer que são famosos como equipas inglesas como Man Utd ou Liverpool, aliás na Noruega as equipas inglesas tem imensos adeptos.

Sabias que o Benfica está no Livro dos Recordes do Guinness como o clube do Mundo com mais sócios pagantes? Que achas disto?

Paul: Isso é uma enorme surpresa! Imaginava que equipas como Real Madrid,Barcelona, Inter ou Milan teriam mais sócios que o Benfica.

Nigel: Não fazia ideia, mas é algo extraordinário, especialmente considerando a cultura futebolística em Inglaterra por exemplo. O Benfica deve ter um estádio enorme não?

Tomasz: Não sabia, mas é excelente! Quem me dera que os adeptos polacos fosse assim…

Ian: Não sabia, aliás se tivesse de adivinhar diria que o Barcelona, Real ou Man Utd seriam os clubes com mais sócios. É uma grande feito!

Levi: Sabia, mas seria desejável que os adeptos apoiassem também os clubes das suas cidades, talvez assim os estádios portugueses não estivessem vazios…

Arvid: Sabia, mas comparado com os 320 milhões de adeptos que o meu clube, Man Utd, tem por esse mundo fora… Diria que o Benfica é daquelas equipas famosas de outros tempos, como a Juventus e Sampdoria.

Que clube apoias? Gostarias de ter algum jogador do Benfica no teu clube?

Paul: Glasgow Rangers e jogadores como Cardozo ou Saviola seriam recebidos de braços abertos no meu clube.

Nigel: Os meus clubes são o Waitakere United (equipa regional) e Wellington Phoenix da Primeira Liga da Nova Zelândia. Suponho que qualquer jogador do Benfica nos Phoenix era excelente, mas duvido que sequer tenham dinheiro para sonhar com isso…

Tomasz: Wisla Cracóvia, e qualquer jogador do Benfica seria uma grande contratação. Os clubes polacos são muito inferiores aos portugueses.

Ian: Liverpool e sim por favor!!! Di Maria seria uma brilhante contratação e talvez também o Cardozo ou Javi Garcia. Não diria que não a nenhum jogador, excepto a Luisão (não pelo seu talento, mas pelo incidente com Babel no jogo da Liga Europa)

Levi: Obviamente o Sporting! E não me importava nada de roubar o Luisão e David Luiz ao Benfica, o meu Sporting precisava de bons centrais.

Arvid: Manchester United e gosto do Saviola, não sei se existe mais algum jogador do Benfica suficientemente bom para jogar no meu clube.

Um enorme agradecimento ao pessoal que se deu ao trabalho de responder a estas perguntas (até mesmo ao Lagarto da Austrália!).

Sem comentários:

Enviar um comentário