Voltar para a Primeira Página Formulário de Contatos Twitter Facebook YouTube Email Feed´s Feed Site Benfica Gloriosasfera
«Há clubes que fazem tudo para vencer, para se autoproclamarem vencedores, e que transgridem as regras de forma obscena. Uma das coisas mais surpreendentes de tudo isto é a repetição nos nomes das equipas. São quase sempre as mesmas: Juventus, FC Porto...» - Santiago Segurola, director-adjunto do jornal A Marca

9 de abril de 2013

Um novo formato para a Liga!


Há já vários anos que, entre amigos, defendo esta ideia e este formato para a nossa Liga de Futebol:

- Primeira Liga somente com 10 clubes
- Campeonato a realizar-se em 4 voltas, com um total de 36 jornadas.
- Formato a aplicar também na Segunda Liga.

Na minha humilde opinião, e tendo em conta a realidade do País e dos clubes, acredito que seria a solução ideal para termos um campeonato mais competitivo e, quiçá, mais honesto! Fica a ideia...

Fiquem bem(fica)!!

2 comentários:

  1. Permita-me discordar desse facto, temos exemplos noutras modalidades desses formatos reduzidos, e, no que dá, uma bipolirazação do respectivos campeonatos, com 3/4 atrás dessas duas superequipas!

    Eu acho que deveriamos ter um escalão com 18 equipas, mas a zona de despromoção seria 5 equipas.

    E uma Segunda Liga manteria o actual formato.

    Mas o terceiro escalão deveria ser reformulado com 4 divisões de 16 equipas (subindo directamente o campeão de cada série à II Liga)

    Ou seja, pondo isto mais simples:

    I LIGA:

    -> zona de despromoção 5 equipas: duas directamente para a II Liga por troca com o campeão e 2º classificado; e, as restantes 3 disputariam uma liguilha/play-off com 3º/4º/5º classificado da II Liga.

    II LIGA:

    -> Subia o campeão e 2º;

    -> 3º/4º/5º disputariam com 14º/15º/16º da I Liga três vagas disponíveis na I Liga

    -> Desciam 4 equipas directamente à divisão inferior, sendo que 17º/18º disputariam com 2º classificados da divisão inferiores uma liguilha pela permanência/subida.

    O que faz falta é mais competição, e, mais objectivos, e, menos conforto!

    Um campeonato tal como defende abriria o fosso entre os já grandes, com os médios grandos, para os médios médios e medios pequenos! Os pequenos nunca viriam à Primeira!

    É urgente a Liga centralizar os direitos publicitários e a organização dos jogos por forma aliviar a despesa e aumentar a receita dos pequenos clubes!

    ResponderEliminar
  2. Caro Otto

    Desde já obrigado pelo seu contributo.

    Respeito mas discordo daquilo que escreveu, à excepção da solução dada para a actual 2ªb. A realidade que temos, actualmente, é parecida com essa, e durante anos tivemos a 1 liga com 18 clubes e inclusive com 20. As receitas que os clubes actualmente beneficiam na 1º Liga, e com excepção dos grandes, baseia-se em 3 pontos: Direitos de transmissão/publicidade, bilheteira e quotização. Alguns conseguem vender um ou outro jogador por um bom dinheiro mas são poucos os casos.

    Muitas equipas que actualmente competem na 1 liga mal conseguem pagar ordenados e, como é publico ano após ano, existem muitos ordenados em atraso em várias equipas. Isto leva a situações como acontecerem recentemente no Olhanense, com "amigos" a oferecerem dinheiro para pagar ordenados a troco de sabe-se lá o quê!

    Uma Liga com 10 clubes, especialmente na 1ª, gera mais receitas àqueles que participam. Há mais jogos com os grandes, a competição e a qualidade das equipas seria maior, levando mais gente aos estádios, o dinheiro das receitas televisivas seriam maiores, certamente não haveriam tantos clubes com dificuldades financeiras...

    Até poria a hipótese de se ter uma liga com 12 clubes, jogando a 2 voltas e depois ter um grupo de descida e um grupo de campeão...à imagem daquilo que se faz na Escócia.

    Continuo a achar que o formato actual, com 16 equipas, não é o ideal, muito menos com 18 ou até 20.

    Já tivemos 20 equipas, 18 e 16 e, sinceramente, não resultou...que tal experimentar com 10 ou até com 12!? Em ambos os formatos haveria sempre mais jornadas do que actualmente.

    Obrigado e fique bem!

    ResponderEliminar