Voltar para a Primeira Página Formulário de Contatos Twitter Facebook YouTube Email Feed´s Feed Site Benfica Gloriosasfera
«Há clubes que fazem tudo para vencer, para se autoproclamarem vencedores, e que transgridem as regras de forma obscena. Uma das coisas mais surpreendentes de tudo isto é a repetição nos nomes das equipas. São quase sempre as mesmas: Juventus, FC Porto...» - Santiago Segurola, director-adjunto do jornal A Marca

16 de março de 2010

Sousa Tavares, algo para ti

Na edição de hoje d´A Bola, Sousa Tavares comenta, na sua habitual crónica, sobre a vitoria do Benfica no Funchal:

“… sinceramente, não sei se teria conseguido sem o que me pareceram dois erros de arbitragem em dois minutos e que resolveram, numa altura decisiva, o que estava embrulhado: um penalty inexistente e desperdiçado e um golo em offside”

Quanto ao lance do penalty, penso que é no mínimo duvidoso, já que após varias repetições não consegui perceber se existiu falta ou não, até me pareceu que a falta terá ocorrido fora da área. Mas tudo bem, até poderia concordar com o Sr. Sousa Tavares, mas fora de jogo no golo de Cardozo?

Confesso que a lei 11 até consegue ser pouco explicativa desta situação, mas após alguma pesquisa encontrei isto no livro oficial de regras da FIFA:

offside Com esta legenda (traduzida por mim):

Um atacante (C) está em posição offside, não interferindo com um adversário,quando um colega(A) passa a bola para o jogador(B1) em posição regular correndo em direcção á baliza adversária passando a bola (B2) para o colega (C). O atacante (C) não pode ser penalizado porque quando a bola foi passada para ele, ele estava em posição regular.

Analisando o golo de Cardozo:

Quando a bola é passada para Ruben Amorim, Cardozo não parece estar fora de jogo, está em linha com a defesa do Nacional, portanto o golo é válido, ainda que tanto Ruben Amorim como Cardozo estivessem os dois isolados no momento da assistência de Ruben Amorim. Mas mesmo que Cardozo estivesse adiantado, segundo as regras da FIFA, o golo seria legal.

Sr. Sousa Tavares, eu sei que a azia já é muita, e com as suas palavras só tenta influenciar mentes tapadas, que não pensam por elas próprias, mas recomendo-lhe  que para a próxima fundamente as acusações que faz, se não quer ter o trabalho de procurar as leis do jogo, basta usar os links que aqui deixo, porque eu antes de escrever pesquisei para fundamentar o meu texto!

4 comentários:

  1. Nutmeg, não batas no homem. A azia já é tanta que há muito lhe toldou o pensamento e o raciocínio. O homem anda a precisar de fazer o mesmo que o Pintinho, arranjar uma chavala de 20 anos que lhe cure os complexos da idade...

    E olha que eu vou para território inimigo festejar a vitoria do Glorioso frente ao Marselha. Não vou ao estádio, mas andarei com o cachecol ao pescoço pelas ruas de Paris. Ele, o cachecol, já está na mala!

    Fica bem!

    ResponderEliminar
  2. Hehehe,olha boa viagem! E que Paris acolha os teus festejos da passagem do Glorioso aos quartos da Liga Europa!

    ResponderEliminar
  3. tem toda a razão. o cardozo nunca está fora de jogo neste lance, mas não por as razões que justifica. parem a imagem no segundo 51 do video. quando é feito o passe o cardozo encontra-se atrás da linha da bola, o que não configura fora de jogo. quanto ao sousa tavares, só vê porto e percebe tanto de futebol como eu de pesca em alto mar.

    ResponderEliminar
  4. Caro Bernardo,

    Tem razão, mas no meu post tentei abordar todas as possibilidades e em nenhuma delas o Cardozo se econtra em fora de jogo, isto apenas para mostrar ao Sousa Tavares, como diz e bem, que não percebe nada de futebol.

    ResponderEliminar