Voltar para a Primeira Página Formulário de Contatos Twitter Facebook YouTube Email Feed´s Feed Site Benfica Gloriosasfera
«Há clubes que fazem tudo para vencer, para se autoproclamarem vencedores, e que transgridem as regras de forma obscena. Uma das coisas mais surpreendentes de tudo isto é a repetição nos nomes das equipas. São quase sempre as mesmas: Juventus, FC Porto...» - Santiago Segurola, director-adjunto do jornal A Marca

27 de abril de 2010

28 de Fevereiro

Que Futuro?

Antes de mais gostaria de saudar o regresso do Jornal da Gloriosasfera, e consequentemente o regresso da nossa crónica semanal: 28 de Fevereiro. Com o final da época e com o nosso Benfica (praticamente) campeão, é natural que se comecem a fazer retrospectivas da época que agora está prestes a terminar, no entanto optei por fazer algo diferente, olhar para o futuro do Glorioso, ou seja a próxima época.

Jorge Jesus uns dos obreiros (senão o principal responsável) por esta brilhante época, continuará aos comandos do Benfica, a não ser que algum colosso europeu resolva tentar Jesus com um projecto aliciante, o que, não sendo impossível, duvido que aconteça, portanto Jesus será com certeza o nosso treinador em 2010 –2011.

Olhando para o plantel e começando na baliza, fala-se que Quim renovará, o que seria algo mais que justo considerando a bela época que tem feito e que (provavelmente) o levará ao Mundial. Por seu turno Moreira estará mesmo de saída, pouco utilizado por Jesus e com o contracto a terminar, Moreira estará mesmo de partida. Quanto a Júlio César, já aqui o referi, julgo ser necessário empresta-lo (talvez a um clube estrangeiro?) para rodar e poder ir corrigindo alguns erros que já o vimos cometer, apesar de lhe reconhecer talento, julgo ainda não ter a qualidade e a experiencia para defender a baliza do Benfica. Quanto a reforços para a baliza, serão mesmo necessários? Quim poderá ainda fazer mais 2 ou 3 épocas ao alto nível e tem a experiencia necessária para defender a baliza nos jogos da Champions. Renovando com Moreira não ficaríamos bem servidos? E não ficaria mais barato que comprar um dos muitos guarda-redes que se tem falado, como De Gea ou Romero?

No sector defensivo, David Luiz é o nome mais falado para sair, seguido por grandes clubes europeus, não me parece propriamente fácil segura-lo, ainda que é evidente o amor de que David Luiz tem pelo Benfica e pelos adeptos, lembram-se como Luisão resolveu ficar no Benfica após termos sido campeões com Trapattoni? Quanto a Luisão, também será uma possibilidade para sair, aliás julgo que se não sair esta época não sairá mais do Benfica. Luisão já deu muito ao Benfica, mas a sua saída abriria  portas para jovens como Sidnei e Miguel Vítor poderem jogar mais regularmente, não esquecendo ainda Roderick que está ás portas da equipa sénior e ainda Fábio Faria já garantido para a próxima época. Parece-me claro que um dos centrais deverá sair, não querendo ser injusto para com Luisão, mas espero que não seja David Luiz a sair. Julgo ser também necessário mais um lateral, de preferência polivalente, que possa fazer tanto o lado direito e esquerdo ou então uma das posições de médio, isto se não  saírem nenhum dos laterais. Não esquecendo que Fábio Faria também pode fazer o lado esquerdo e que ainda temos jogadores como Jorge Ribeiro ou os emprestados Patric e Shaffer, que duvido que possam ter lugar no plantel da próxima época.

Quanto ao meio campo, já correm noticias que o Real Madrid quer recuperar Javi Garcia, e parece-me que Javi será um dos jogadores com mais possibilidades de poder sair, o que a acontecer acredito que Airton poderá dar bem conta do recado no seu lugar, mas seria sempre necessário ir buscar mais um médio defensivo, porque mesmo tendo Yebda (poderá vir a ser um negócio lucrativo)  Bynia ou Fellipe Bastos (mais uma vez azarado com uma lesão pelo Servette), estes dificilmente terão lugar no plantel. Na minha opinião Ramires sairá, fico com a sensação (até pelo negócio que o trouxe para o Benfica) que esta época é apenas um ponto de passagem para futuramente assinar por um colosso europeu. Di Maria por seu lado também poderá estar de saída, não duvido que já existam propostas, e se Angelito fizer um bom Mundial, poderá ser vendido por um valor enorme. Para o seu lugar? Já há algum tempo que o digo: Simão Sabrosa. Seria um enorme prazer ver regressar Simão, e tendo em conta a sua idade (30 anos) poderá vir por um negócio bastante acessível. Há rumores do interesse de alguns clubes em Aimar, mas duvido que saia, o Benfica não faria uma grande venda e, na minha opinião Pablito e o Benfica tem tudo a ganhar e manter esta união por mais uns anos. Urreta poderá regressar, tem feito uma boa época na Peñarol, e penso que mereceria uma oportunidade, mas com a possível compra de Gaitan e tendo ainda Ruben Amorim ou Felipe Menezes no plantel, parece-me que um espaço muito reduzido.

Na linha da frente, Cardozo será o jogador mais pretendido e poderá mesmo vir a sair, o que, na minha opinião enfraqueceria muito o ataque, não temos ninguém com estas características, ainda que a compra de Alan Kardec parece ter sido com vista para a próxima época, resta saber se um Alan Kardec completamente adaptado poderia fazer esquecer Cardozo. Saviola no seu pico de forma esta época suscitou interesse de alguns clubes, mas não sendo chamado para o Mundial e algum abaixamento de forma ( e a lesão) poderá ter arrefecido esse interesse, e ainda bem na minha opinião, julgo que Saviola é um jogador a manter. Outra questão pertinente é: o que fazer com Nuno Gomes e Mantorras? Dois jogadores que, cada um à sua maneira, se tornaram símbolos do Benfica. Estará na altura de ambos se retirarem no futebol e integrarem a estrutura do Benfica? Temos ainda Franco Jara já garantido, desconheço as características deste jogador, é esperar para ver.

E será desta que se irá integrar Nélson Oliveira e outras jovens esperanças como David Simão ou Yartey (ora aqui está outra alternativa a Di Maria) ? Fazendo fé nas palavras de LF Vieira, o Benfica venderá apenas 1 ou 2 jogadores, o que, sendo verdade, é uma óptima noticia, significa que o plantel precisaria apenas de alguns retoques. Esperemos que se tenha a cabecinha suficiente para não se desmantelar este belo plantel e capacidade para escolher bem e integrar novos reforços, sem esquecer a formação!

1 comentário: